sexta-feira, 23 de março de 2018

Edição de Imagem

Hoje vou escrever sobre um tema que sempre foi um pouco difícil de explicar, a edição das minhas imagens.
Esta semana recebi uma mensagem de um Professor de Fotografia em que dizia que eu editava muito as fotografias e que ele não era apologista dessa ideia, ou seja o que ele deve de ensinar aos seus alunos. Por acaso uma das fotos que ele disse que tinha muita edição, quase nada mexi, além de níveis, contraste e tons, super simples. E que até me foi pedida para ser incluída numa revista de Fotografia. Ou seja uns adoram outros nem por isso, mas é mesmo assim isso da dita Arte, nunca vamos agradar a todos.
Também fui fazer um trabalho onde estava lá uma moça nova que andava a tirar um curso em que e incluía a fotografia e que tinha uma máquina à um ano, passei-lhe as minhas luzes e disse que tinha de trabalhar em Manual, pensava que já sabia fazer tudo, fiquei super admirado quando ela nem sabia meter a velocidade, a abertura nem balanços de brancos. Perguntei o que lhe ensinavam na escola, respondeu que só a mandavam disparar, ou seja tudo automático. Fiquei mesmo muito parvo, nem acreditei... Devem existir Milhares de miúdos assim, a estudar nada!!!
Quem me conhece sabe que nunca fiz nenhum curso, quer de fotografia, quer de Photoshop, sempre preferi investir no material, na altura comprei uma boa máquina(Canon 5D), boas lentes (Canon 24-70m 2.8, 70-200m 2,8, 50m 1,8, 100m 2,8 e a Sigma 10-20m), um bom computador (Mackbook pro). E sempre fiz uns bonecos engraçados, mas o meu segredo é a edição, é a minha Alma, não admira que as pessoas que tenham boas máquinas olhem para os meus trabalhos e fiquem admirados de não conseguir fazer igual ou parecido. Ainda o mais importante de tudo, a LUZ!!! Sim é esse o segredo de uma boa imagem, sempre usei flashes de estúdio, comprei um portátil, mas nunca usei, acabei por vender. Ou seja para todo o lado que vou levo as minhas luzes... Admito não sei trabalhar muito bem em exterior, detesto a luz do sol forte, as sombras que faz, mas nem todos os dias estão encobertos como gosto... Mas mesmo assim lá faço umas coisas, mas tem sempre o meu toque, a edição.
Eu vejo a minha edição como produto final ou seja as minhas fotos só são produto artístico depois de irem ao Photoshop, é essa a minha marca. É como dizer ao Picasso: é pá faz umas coisas mais bonitas e que se percebam melhor, não!!! Aquela é a marca dele...
Cada fotógrafo tem o seu estilo e tipo de fotografia, por exemplo toda a gente fica admirada de nunca ter feito Casamentos (fiz um ou dois, mas porque pediram muito), não é a minha área. Ou Paisagens, detesto, gosto de as ver, mas fazer nem por isso, ter de me deslocar, esperar pela hora certa, luzes e coisas que não domino, e nunca quis saber disso, possivelmente até faria umas coisas engraçadas, mas não tenho prazer nisso, gosto do desafio de captar Almas, não é só chegar e pimba, tem que se trabalhar muita coisa, desde gestos, sentimentos a transmitir, descontrair a pessoa, ver ideias, todo um jogo de trabalhar emoções e captar o melhor da pessoa ou não, coisas mais doidas que vão saindo da cabeça e que por vezes as pessoas não acham piada e na imagem ficam engraçadas, é esse o meu cunho. Sempre gostei de trabalhar com pessoas ditas "normais"(não modelos), porque é mais desafiador.
Outra coisa, o tempo não para e a tecnologia avança. Mas dizerem-me que a minha máquina está ultrapassada e que preciso de uma mais recente porque tem mais pixeis e mais Isos e mais detalhe e mais cor, que o computador é antigo e que preciso de um mais recente porque é mais rápido, é verdade, mas olha para as fotos da máquina e tem lá tudo até ao mais pequeno pormenor, para que é que é preciso gastar mais 3000 euros se a minha mete todos os detalhes na imagem? Uma coisa é verdade, eu trabalhava com o Photoshop Cs3, agora já saiu o CC, Mas eu tenho usado o Cs6 e realmente tenho muita coisa nova que consigo fazer, isso sim vale a pena. E vou dar uma dica se queerem fazer algo e não sabem existe uma coisa Divinal que se chama Youtube, tudo se aprende lá, é o que tenho usado como professor para qualquer coisa que precise... até meter a alça da máquina...
Deixo um exemplo de edição, uma simples e outra mais elaborada da mesma imagem, ou seja o produto final vai depender da minha criatividade do momento e a mesma imagem pode ter um sem número de opções finais. O resultado final será aquele que naquele momento estiver a sentir, na mesma manhã posso editar fotos sombrias,  sensuais, engraçadas é o que sair... Existem tantos detalhes que influenciam o produto final, desde a história da pessoa, ao tema da ideia, às cores que quero ver. Também deixo outra opção, sem cores a preto e branco... E a original.
Agradeço ao Filipe Fernandes por ser a minha cobaia.
A cores: Carregado e Limpo
A preto e branco: Limpo e claro e Carregado e escuro
Foto Original

Sem comentários:

Enviar um comentário