sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A realidade da manipulação de fotos

Bem já não escrevia por aqui à muito tempo. Decidi escrever porque achei alguma piada ao dia de ontem, existe um grupo no Facebook que se intitula Cantinho da Fotografia que tem cerca de 14 000 membros, por acaso vi um post sobre um concurso qual tema era "água", nem reparei no prémio, lembrei-me que tinha feito uma foto engraçada uns dias antes e decidi por brincadeira postar. Fiquei surpreendido no dia seguinte a receber uma mensagem de um Administrador a dizer que a foto tinha ganho o concurso e que iria receber uma foto impressa pela Saal digital (nem sei o tamanho), mas pronto achei piada a isso. Agora a realidade! A foto não existe assim. Vou-vos mostrar o porquê:

A foto original:



O Scooby está ligeiramente desfocado. A foto em que está focado é esta, mas não a considerei tão interessante por causa do movimento da água que tinha na outra imagem:





Então tive que fazer uma montagem de cabeça e remover a manga do casaco que está perto do bebedouro. para o produto final que é esta:



Mas ainda há mais. No dia seguinte postei por brincadeira outra foto, também ela de um cão ou melhor uma cadela, a Stella. Mais uma vez surpreendido foi uma foto de destaque do dia. Mas novamente a foto final não existe como o resultado final, vou mostrar porquê:

A foto original está um pouco desfocada e com a parede atrás a fazer um pouco de "barulho":


A foto focada é esta, mas eu não gostei das orelhas:


Resultado final. uma cabeça nova e fundo liso:



Espero que tenham gostado. 😉 E quanto a mim a fotografia é o resultado final de todas as acções que o "artista" lhe impõe.

4 comentários:

  1. Mas se o artista não é capaz de a "clicar" á primeira até que ponto pode a mesma ser vencedora? não estou com isto a tirar mérito á edição mas gostava de saber a sua opinião sobre este assunto.
    é mais profissional aquele que a tira á primeira ou aquele que faz dela o que "imaginou" no momento do click?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um assunto com muito por dizer e que tem diversas leituras... Eu acho que profissional é aquele que leva dinheiro pelo que faz, o resto é produto do fotógrafo e dos seus sentimentos, visões, qualquer um pode fazer coisas engraçadas. Mas claro o clicar tem que existir, podes ter uma grande cena á tua frente podes desfrutar com a tua visão o momento e gravar na memória que se irá desaparecer com o tempo, entretanto gozaste o momento, ou podes captar com a máquina e vai ficar para sempre(se não perderes as imagens), mas tiveste que te preocupar com velocidades, aberturas, isos, etc...(ou então no automático, e mesmo assim tiveste de ter cuidado com o enquadramento e etc...)

      Eliminar
  2. Concordo, para mim isto e manipulacao a mais dos momentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Adriano, fiquei sem perceber se é bom ou mau... ;)

      Eliminar